Autoatendimento

  • 1. Rede
  • 2. GESC - Escolas
  • 3. GEC - Gráfica
  • 4. TCF - Telemensagens
  • 5. Gerente Auto (CFC)
  • 6. CVC - Cartões
  • 7. SISPEDE - Pedidos
Expandir Tudo | Diminuir Tudo
  • 1. Utilitários de firewall, antivírus ou outros bloqueando o acesso
     

    CAUSA: a mensagem indicando “Falha para estabelecer uma conexão (Failed to establish a connection)” geralmente é ocasionada por algum programa firewall ou antivírus que está bloqueando a conexão de outra máquina. Alguns plugins de acesso bancário via internet também pode bloquear o acesso de outros programas a internet.

    SOLUÇÃO: verifique algum programa de firewall instalado no computador ou o próprio firewall do Windows e habilite a conexão externa solicitada pelo programa e, principalmente, pelo servidor de banco de dados Firebird, que utiliza o acesso à porta 3050. Veja as instruções do item 5 deste manual para configurar o firewall do Windows 7.

    O IP exibido pode ser qualquer outro número (diferente do 192.168.0.168 mostrado na imagem) que identifica a máquina centralizadora, na qual a estação de trabalho deseja se conectar.

    Configure o firewall de forma correta, evitando abrir portas desnecessárias ou liberar o acesso para programas que não devam ter permissão de acesso, pois um programa firewall é muito útil para evitar invasões externas e/ou instalação de vírus ou trojans no computador.

    Caso identifique que a causa seja algum plugin bancário, tente fechar os navegadores de internet.

  • 2. Incompatibilidade entre versões 32 e 64 bits do servidor Firebird
     

    CAUSA: assim como o Windows, o servidor Firebird possui versões de 32 e 64 bits e que podem causar conflito, se forem instaladas versões diferentes para cada máquina.

    Os termos 32 bits e 64 bits se referem à maneira como o processador de um computador (também chamado de CPU) processa informações. A versão de 64 bits do Windows processa grandes quantidades de RAM (memória de acesso aleatório) com maior eficácia do que um sistema de 32 bits.

    Fonte: http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/32-bit-and-64-bit-Windows-frequently-asked-questions

    SOLUÇÃO: se não possui outro programa que faça uso do servidor Firebird (e que já esteja instalado na máquina), utilize a versão 32 bits, disponível em nosso site, tanto para o Windows na versão 32 bits quanto na versão 64 bits:

    http://www.as2.com.br/zip/firebird_server_214_win32.zip

  • 3. Versões diferentes do servidor Firebird
     

    CAUSA: nossos programas utilizam o servidor de banco de dados Firebird de 32 bits na versão 2.1. Versões mais novas ou mais antigas podem apresentar conflitos ou funcionalidades diferentes que não são suportadas pelo programa utilizado.

          SOLUÇÃO: se não possuir outro programa, instalado na máquina, que faça uso do servidor Firebird (que já esteja pré-instalado), utilize a versão disponível em nosso site:

    http://www.as2.com.br/zip/firebird_server_214_win32.zip

    Para verificar se a máquina já possui um servidor Firebird instalado, acesse a opção de menu Ajuda / Sobre o programa do nosso programa que estiver utilizando (antes de fazer a instalação do servidor Firebird) e verifique as informações de instalação do servidor, exibidas na tela:

    servidor não instalado                                                            servidor instalado na versão 2.5

     

    Caso algum utilitário do Windows ou outro programa faça a verificação e atualização de versões dos programas instalados no computador, desative a atualização do servidor Firebird.

  • 4. A máquina não está utilizando IP fixo
     

    redeipfixo
    MENSAGEM DE ERRO: Unable to complete network request to host "192.168.x.x". Failed to establish a connection.
    Uma tentativa de conexão falhou porque o componente não respondeu corretamente após um período de tempo ou a conexão estabelecida falhou porque o host conectado não responde.

    CAUSA: A conexão ao banco de dados é feita através do número do endereço IP da máquina. Se este IP não for fixo e estiver sendo alterado constantemente, não será possível efetuar a conexão. Geralmente, a abertura do programa e o acesso o banco de dados irá demorar e a mensagem de erro será apresentada, informando que o conexão falhou após um período de tempo tentando se conectar ao servidor.

    SOLUÇÃO: Configure as máquinas para utilizarem IP fixo.
    Existem vários tutoriais na internet que orientam sobre como fazer esta configuração. Procure por “Como configurar um IP fixo no Windows”.
    O IP fixo deve ser uma numeração como “192.168.0.2”, no qual o último dígito identifica a máquina conectada na rede e deve ser único para cada máquina.

    Após configurar o IP fixo acesse a pasta de instalação do programa em cada estação de trabalho, apague o arquivo "rede.ini" (ou somente "rede", se as extensões de arquivos não estiverem sendo visualizadas) na pasta de instalação programa, reabra o programa e reconfigure a rede, apontando para o IP fixo.

    Informações mais detalhadas podem ser obtidas no manual do configuração de rede de nossos sistemas, verificando o capítulo "6 - Soluções para os problemas mais comuns".

  • 5. Mensagem: Biblioteca FBCLIENT não encontrada
     

    CAUSA: a mensagem de erro informando que o arquivo da DLL (bliblioteca dinâmica) FBCLIENT.DLL ou FBCLIENT21.DLL não foi encontrada, indica que este arquivo não existe emuma pasta padrão do Windows que permita localizá-lo.

          SOLUÇÃO: verifique o item 2.4 deste manual. O arquivo FBCLIENT.DLL deve ser apagado da pasta de instalação do programa no computador centralizador (que possui o servidor Firebird instalado) e este mesmo arquivo deve ser copiado da subpasta “\bin”, presente na pasta de instalação do Firebird para a pasta “C:\Windows\System32” no Windows 32 bits ou “C:\Windows\sysWOW64”, na versão 64 bits do Windows.

  • 1. Suporte para o GESC
     

    Suporte para o GESC