Conversão de CDs de áudio para MP3

A versão atual do nosso software para gerenciamento de telemensagens, o TCF – Telemensagens + Cestas e Flores, trabalha somente com a transmissão de arquivos de áudio no formato MP3.

Os usuários do TCF e diversos outros, que desejam converter CDs de áudio para arquivos MP3, podem fazer a conversão utilizando o software CDex.

cdex-tela3

O CDex é um software gratuito, simples e de fácil utilização que pode ser baixado em um dos seguintes endereços:
cdexos.sourceforge.net/
superdownloads.com.br/download/156/cdex/
baixaki.com.br/download/cdex.htm

ou neste link, que disponibiliza a versão portátil (que não necessita de instalação, somente descompactar os arquivos):
portableapps.com/apps/music_video/cdex_portable

No arquivo de instalação basta clicar em Next, selecionar a pasta onde deseja instalar o programa e por fim no botão Install que será exibido na última tela. O CDex será instalado e pode ser acessado através do grupo CDex no Windows.

A linguagem do programa pode ser alterada para o Português Brasileiro, acessando o menu Options / Select Language. Caso a opção de tradução para o português não esteja disponível, o arquivo para alterar a linguagem do programa de inglês para português pode ser baixado neste link:
http://cdexos.sourceforge.net/lang/cdex_v1.70/portuguese(brazil).cdex.lang
Este arquivo de tradução deve ser salvo na subpasta lang do CDex e ao inicar o programa basta acessar a opção de menu Options / Select Language e escolher portuguese(brasil).

Para ripar (converter as faixas do CD para MP3) insira um CD de áudio no drive e aguarde. Depois de alguns segundos, as faixas do disco aparecerão selecionadas na janela do programa. Os botões mais utilizados serão os que ficam na lateral direita da tela. O segundo botão extrai as faixas selecionadas e converte o para o formato MP3 (formato comprimido). Para selecionar multiplas faixas basta pressionar a tecla Ctrl e clicar com o mouse nas faixas desejadas.
cdex-botoes1

Para renomear o nome CD e as faixas de áudio antes da conversão, inserindo o nome/tema das mensagens, altere as informações de Artista, Título e Nome da faixa (Basta selecione a faixa, clicar com o botão direito do mouse para exibir o menu suspenso e escolher a opção “Renomear faixas” ou utilizar a tecla de atalho F2).
cdex7

As músicas convertidas pelo CDex 1.51 são gravadas por padrão na pasta “C:Usuários<usuário>DocumentosMy MusicMP3“. Você pode alterar o local de gravação das músicas clicando no menu “Opções”, depois em “Configurações”. Em seguida, clique na aba “Nomes de arquivos” e, no campo “Faixas extraídas”, clique no botão com as reticências para localizar o novo local onde você deseja que as músicas seja gravadas.
cdex-config2

O CDex também permite diversas outras configurações e a leitura dos nomes da faixa direto da internet para discos cadastrados em sites com banco de dados de CDs.

Post original publicado em 10/06/2009, utilizando a versão 1.5.1 do CDEx. O processo é o mesmo para as versões mais atuais.

 
Comentários

Foi Facil Mt Bom o programa