Gravador de Passos do Windows

O Gravador de Passos do Windows ou PSR – Problem Step Recorder (Gravador de Passos para Reprodução de Problemas) é uma ferramenta muito simples do Windows que permite gravar tudo o que se faz no computador, até a ocorrência do problema e depois o salva em um arquivo ZIP para que você envie para alguém que possa analisar e ajudar na solução.

Ele grava, por exemplo, os procedimentos utilizados em um determinado programa até o momento em que algum problema ocorreu e possibilita, a quem for analisar, reproduzir os mesmos procedimentos, permitindo identificar a causa do problema e apresentar uma possível solução mais facilmente.

Para utilizar o PSR, faça o seguinte:
Windows 7: abra o Menu Iniciar e digite “psr”, pressione a tecla e o programa é aberto.
Windows 8.x: abra a Pesquisa do Windows (posicione o mouse no topo direito da tela), digite “psr” e clique na opção “Gravador de Passos” que será exibida.
Windows 10: digite “psr” na caixa “Pesquisar no Windows (e na Web)” e clique na opção “Gravador de Passos” que será exibida.

Ao abrir o utilitário a pequena tela do Gravador será mostrada:

gravador1

Clique no botão “Iniciar Gravação” e repita exatamente os mesmos passos do início até a ocorrência do erro ou problema:

gravador2

Ao clicar em “Parar Gravação“, é aberta uma tela com textos e imagens e todos os passos.

gravador3a

Clique no botão “Salvar” para gravar o arquivo dos passos no formato .ZIP.
O conteúdo do arquivo ZIP compactado é um único arquivo no formato MHT – semelhante a uma página HTML – que pode ser aberto no Internet Explorer, Microsoft Edge ou outro navegador compatível com o formato.

O PSR faz uma captura da tela do usuário toda vez em que os botões do mouse são clicados, o que facilita muito o trabalho de quem vai ajudar você a resolver o problema. No final do relatório de passos, há ainda um resumo em formato texto, para que você possa copiar.

 
Comentários

Sem comentários ainda.