Nova versão do GESC – Como converter os dados

O banco de dados da nova versão do GESC foi reestruturado e é necessário efetuar a conversão dos dados para fazer o upgrade de outras versões (3.5 Standard, 4.5 Profissional e posteriores) para a versão 5 Enterprise. Para isto disponibilizamos um utilitário próprio que fará a migração dos dados de forma automática.
Clique aqui para fazer o download do Conversor do GESC Standard/Profissional para Enterprise.
Veja como utilizá-lo:

conversor75

1. Descompacte os arquivos converteGESC.exe e gesc.bda presentes no o arquivo zipado do conversor na MESMA PASTA onde foi instalada a NOVA VERSÃO do GESC (o gesc.bda irá substituir o arquivo já existente na pasta).

2. Abra o conversor dando um duplo clique no arquivo converteGESC.exe. Todas as versões do GESC devem estar FECHADAS.

3. Selecione o local do arquivo de dados da versão 3.5 ou 4.5 ou posterior do GESC clicando no botão Localizar ao lado deste campo. A pasta padrão da versão Profissional do GESC, por exemplo, é C:AplicativosGESC. Caso seu banco de dados esteja em outra pasta você deve informar o local correto do arquivo de dados horaluno.bda.

4. Por estar na mesma pasta da nova versão o local dos arquivos da versão 5 mostrado no respectivo campo do conversor já recebe por padrão a pasta do programa.

5. Clique no botão Iniciar conversão dos dados e aguarde. Dependendo da quantidade de dados a conversão pode demorar.
5.1. Se existirem dados cadastrados incorretamente ou em duplicidade o conversor emitirá uma mensagem solicitando a confirmação da conversão dos dados. Por exemplo, se existirem números de turmas cadastrados indevidamente em duplicidade o conversor emitirá uma mensagem solicitando se deseja fazer a conversão de todos os dados (mesmos os incorretos) ou somente dos dados únicos.

6. Ao terminar será exibida a mensagem: CONVERSÃO EFETUADA COM SUCESSO!

Além de converter os dados este utilitário também copia as tabelas auxiliares e de senhas do programa.

ATENÇÃO:
Notas e Frequências:
Devido a reestruturação do banco de dados NÃO É POSSÍVEL CONVERTER os dados das NOTAS e FREQUÊNCIAS (presenças e faltas).
Caso você faça o controle dos dados de frequências e notas na versão Profissional (4.x) e deseja migrar para esta nova versão deverá recadastrá-los manualmente ou aguardar o término de seu período letivo para inserir novos dados.

Usuários e Senhas:
Se estiver utilizando ACESSO POR USUÁRIOS E SENHAS as permissões e o controle de acesso e devem ser RECADASTRADOS.

Quadro de Horários e Vagas:
O quadro de horários e vagas deverão estar configurados corretamente, SEM TURMAS REPETIDAS ou dados incorretos. Caso haja divergência no número das turmas cadastradas o Conversor solicitará uma confirmação para continuar convertendo ou não os dados dos horários e vagas. Se a opção marcada for a conversão dos dados incorretos não haverá suporte técnico para correção de possíveis erros.

Caso haja alguma dúvida na conversão entre em contato com nosso Suporte Técnico.

 
Comentários
Atenicio Pereira Gonçalves

Estou baixando a nova versão hoje, me parece ser bom.

adriana

existe um manual de utilização???
nao estou entendendo como se faz o diario

AS2 Sistemas

Olá Adriana.
Você encontra o manual do GESC acessando a opção de menu Ajuda / Manual do programa (PDF).
No arquivo de ajuda você encontra também diversas informações sobre como utilizar o GESC.

Recomendo essa nova versão, muito boa!